Historial

A Associação de Cultura e Recreio União Trabalhadora Zambujalense (ACRUTZ) foi fundada a 12 de Novembro 1974.

 

Em 1991, a ACRUTZ convida a Escola de Samba Saltaricos do Castelo a integrar a secção cultural desta colectividade.


Em 1996, foi feita a escritura do terreno para a futura sede social e complexo desportivo, tendo sido lançada a primeira pedra em 1997.

 

A Escola de Música da ACRUTZ teve início em meados do ano de 1996, vindo na sequência da extinção da Banda Filarmónica desta associação.

 

A época desportiva 1997/98, ficou marcada pelo arranque das equipas do futebol juvenil, sendo desde então uma grande aposta no sentido de formar bons atletas.


Em 1998, foi assinado um protocolo com o Instituto Nacional do Desporto para a construção do complexo desportivo e realizada a escritura do terreno dos campos de Futebol 11 e 7.


No dia 14 de Novembro de 1998, foi inaugurado o campo de Futebol 7 com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra (CMS), Sr. Amadeu Penim.


A 24 de Fevereiro de 2000, inaugurou-se a colocação de postes de iluminação nos campos de Futebol 11 e 7, com a presença do Sr. Amadeu Penim, presidente da CMS.


Reconhecida com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública desde 1998, a ACRUTZ recebeu, aquando o seu 25º aniversário, em 2000, a medalha Municipal de Mérito Desportivo (Grau Bronze), constituindo um agradecimento da Camara Municipal de Sesimbra, pelo papel cultural, social e desportivo desenvolvido ao longo dos seus 25 anos de existência e, simultaneamente um estímulo à continuação do trabalho dos seus dirigentes e empenho de muitos dos seus associados.


Em Março de 2002, a ACRUTZ deu mais um passo rumo ao futuro, através da elaboração de um protocolo com a Direcção Geral do Ordenamento do Território de Lisboa e Vale do Tejo, referente à construção da 2ª fase do complexo desportivo e das instalações de base formativa.


Ao longo destes anos, esta colectividade tem contado com a colaboração de empresários, industriais, comerciantes e sócios em geral, mas sobretudo com o apoio do Governo Civil de Setúbal, Camara Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia do Castelo.

 

Foram muitas as actividades que passaram pela nossa associação, desde o Atletismo, o Cicloturismo, Futsal, Ginástica, Andebol e Actividades Culturais e Recreativas.

 

Ao nível do cicloturismo, fez parte da nossa colectividade um grupo denominado “Os Terríveis”, com cerca de 30 participantes. Participavam frequentemente em provas pelo território nacional. Curiosamente, foi proposto por um sócio em Assembleia Geral Ordinária, no dia 7 de Janeiro de 1996, a integração deste grupo na associação, funcionando como secção autónoma, mas dependendo directamente da direcção.

 

No dia 19 de Abril de 2008, a ACRUTZ inaugurou o tão desejado complexo desportivo, após alguns anos de construção. Esta inauguração contou com a presença do Dr. Eduardo Cabrita (Secretário de Estado da Administração Local) e do Arq. Augusto Pólvora (Presidente da CMS).


O dia 12 de Outubro do mesmo ano, marca uma nova etapa conquistada pela ACRUTZ, a colocação de relvado sintéctico no seu campo de Futebol 11, contando com a presença do presidente da CMS, Arq. Augusto Pólvora, seguindo-se o jogo ACRUTZ – 1º Maio Sarilhense, a contar para a 4ª jornada do campeonato Distrital da 1ª Divisão, da Associação Futebol de Setúbal.

 

Desde a época 1980/81 que o Zambujal mantém uma equipa de futebol sénior nos distritais da Associação Futebol de Setúbal, sendo o clube com maior número de anos seguidos de inscrição do distrito de Setúbal.