Programa Desporto em Antena de 2/2

01-02-2015 23:52

Aqui vos deixamos o nosso guião para a nossa participação na rádio Sesimbra FM e no programa "Desporto em Antena".

 

"Bom dia a todo o auditório e um abraço especial aos nossos sócios e simpatizantes que nos acompanham neste novo projeto, que esperamos vir a engradecer quer a nossa instituição quer o trabalho que esta direção tem vindo a desenvolver desde que tomou posse.

 

A Associação de Cultura e Recreio União Trabalhadora Zambujalense é frequentemente conhecida e reconhecida como ACRUTZ ou ACRUT Zambujalense e foi fundada a 12 de novembro de 1974.

 

Passados quarenta anos, juntamo-nos agora nesta nova iniciativa, neste novo programa “Desporto em Antena” porque temos a certeza que é mais um passo não só para o engrandecimento da nossa instituição, mas também por que achamos que a parceria estabelecida com a Sesimbra FM é uma mais valia para o nosso Concelho.

 

O nosso tempo de antena será sempre composto de acordo com os seguintes moldes:

 

  • começaremos por divulgar as notícias que pensamos serem relevantes para o clube depois teremos espaço para o resumo desportivo e cultural do fim de semana anterior e finalmente anunciaremos a agenda para a semana seguinte;

     

Pensamos que desta forma, conseguiremos chegar a mais pessoas e assim levaremos mais longe o nome da nossa instituição, a ACRUT Zambujalense.

 

E assim sendo, comecemos pelas notícias da ACRUT Zambujalense

  • A equipa de traquinas da ACRUT Zambujalense vai participar na fase de prata do campeonato organizado pela ADQC, estando inserida no mesmo grupo que a ADQC, a Geração Benfica de Setúbal e a Geração Benfica Estádio. Os jogos têm início a partir de 7 de fevereiro e serão realizados no campo da ADQC na Quinta do Conde.

  • Ainda neste escalão, estaremos presentes no 4º Encontro de Traquinas marcado para o dia 14 de fevereiro no campo de jogos do Maritimo Rosarense.

  • A ACRUT Zambujalense, orgulha-se de noticiar que vai servir de anfitrião ao Vitória de Setúbal, servindo o nosso campo como casa para o escalão de iniciados na 2º Fase Nacional deste escalão, onde o Vitória irá receber o SL Benfica no dia 14 de fevereiro, o Olhanense no dia 17 de fevereiro, o Portimonense no dia 8 de março e o Santa Clara dos Açores no dia 29 de março. Esperamos que todos os adeptos da modalidade acorram às nossas instalações, não apenas para acompanhar as nossas equipas, mas também para verem de perto algumas destas formações.

  • Na cultura, Os Saltaricos do Castelo, escola de samba que opera em parceria com a ACRUT Zambujalense, está a finalizar os seus ensaios para o Carnaval e terá os seus derradeiros ensaios no próximo fim de semana.

Terminadas que estão as notícias passemos agora ao resumo do fim de semana que agora findou.

 

No escalão de benjamins, a nossa equipa visitou o atual terceiro classificado, o Amora e perdeu por 8-0.

Antes da realização desta jornada a classificação era a seguinte:

Em 1º lugar a ADQC com 30 pontos, seguida do GD Fabril com 27 pontos e do Amora com 18 pontos. O Paio Pires ocupava o quarto lugar com 15 pontos e os Brejos de Azeitão estavam em 5º com 12 pontos. Com 10 pontos e em 6º lugar vinha o GD Alfarim e em 7º lugar o GD Sesimbra com 7 pontos e finalmente a ACRUTZ com 3 pontos no 8º lugar.

Como ainda não possuímos todos os resultados da 14º jornada, atualizaremos a classificação na próxima semana.

 

No escalão de infantis, a nossa equipa visitou um dos seus vizinhos, o GD Sesimbra e não foi além de uma derrota por 14-2, tendo os golos da ACRUTZ sido apontados pelo mesmo jogador, Diogo Esteves que assim bisou na partida.

 

Os resultados da 15ª jornada foram os seguintes:

O FC Barreirense, atual lider do campeonato recebeu e venceu o Olimpico do Montijo por 10-0, já o GD Sesimbra venceu o derbi local frente à ACRUTZ por 14-2. O GD Fabril, atualmente em segundo lugar foi visitar a formação do Pinhalnovense “B” e não deu grandes hipóteses ao seu adversário, terminando o jogo com o resultado em 19-0. O Maritimo Rosarense venceu no seu reduto o GD Alfarim por 3-1 e o 1º de Maio Sarilhense perdeu em casa com os Brejos de Azeitão por 0-4. O jogo do Cova da Piedade com o Casal do Sapo foi adiado.

 

No final da 15ª jornada as equipas encontram-se assim ordenadas:

Em 1º o FC Barreirense com 45 pontos, seguido do GD Fabril com 40 pontos. Na terceira posição vem o Maritimo Rosarense com 37 pontos e o Cova da Piedade “B” vem no quarto lugar com 31 pontos, mas com menos um jogo realizado. O 5º lugar é ocupado pelo GD Alfarim com 26 pontos e os Brejos de Azeitão estão em 6º lugar com 25 pontos. No 7º lugar está o Olimpico Montijo com 18 pontos e o GD Sesimbra está em 8º com 15 pontos. O 9º lugar é do 1º de Maio Sarilhense com 10 pontos e o 10º lugar do Casal do Sapo com 7 pontos e menos um jogo. Finalmente no fundo da classificação, em 11º lugar está o Pinhalnovense “B” com 7 pontos e em 12º lugar a ACRUT Zambujalense com 1 ponto.

 

No escalão de juvenis a formação da ACRUT Zambujalense visitou a formação do Almada B, em jogo a contar para a 18ª jornada e perdeu por 7-2 no campo do Pragal. Perguntámos ao treinador deste escalão, João Encantado como tinha visto esta partida e o treinador deixou-nos o seu contibuto:

  • Apesar de termos 25 atletas inscritos, só nos foi possível apresentar no campo do Pragal com 14 atletas, fruto das muitas ausências que enfrentamos por lesão, castigo ou doença. No final da primeira parte fomos obrigados a mexer na equipa, porque o Miguel Leão estava com dificuldades respiratórias de uma gripe mal curada e aos 10 minutos da segunda parte tivemos que retirar o Sérgio Abadia, que apresentou queixas no joelho onde sofreu uma intervenção cirúrgica neste ano que agora findou. Mas basicamente, defendemos como pudémos e tentámos contrariar os ataques rápidos do adversário, apresentámos algumas dificuldades para encaixar no jogo do adversário e mantermos a organização defensiva que pretendiamos. O Almada chegou cedo ao golo, mas conseguimos empatar por um pontapé de grande penalidade convertido por Luís Pacheco. Ao intervalo o resultado estava em 4-1 e na segunda parte, quando marcámos o segundo golo, conseguimos reduzir para 5-2, através de um belo golo de Eduardo Amaral que executou um chapéu ao guarda-redes adversário. Tivémos muita atitude, mas alguns jogadores denunciaram alguma falta de ritmo. Ainda dispusémos de algumas oportunidades para marcar mais golos, mas não conseguimos converter. Num jogo arbitrado de uma forma bastante positiva por Nuno Pestana e os seus assistentes num campo sem condições para a prática da modalidade.

Os resultados da 18ª jornada foram os seguintes:

O Seixal recebeu e bateu o Vale Milhaços por 7-0, o Corroios “B” perdeu na sua casa por 4-1 com o Paio Pires. A formação do Trafaria foi vencer no campo do seu vizinho, os Pescadores por 2-0 e o Barreirense “B” visitou e bateu o CRI por 5-2. O Almada venceu a ACRUT Zambujalense por 7-2 e o GD Alfarim, atual líder do campeonato venceu o penúltimo classificado por 3-1, já a lanterna vermelha, o Galitos recebeu a ADQC e perdeu por 3-1.

 

Com estes resultados fica assim ordenada a classificação:

Em 1º lugar o GD Alfarim com 47 pontos, em 2º lugar o Trafaria com 41 pontos, na 3ª posição o Barreirense “B” com 40 pontos e no 4º lugar o Almada “B” com 38 pontos. O Seixal 1925 está em 5º lugar com os mesmos 38 pontos e os Pescadores estão em 6º com 36 pontos. No 7º lugar está o Paio Pires com 33 pontos e em 8º lugar o Corroios “B” com 24 pontos. Em 9º lugar a ADQC “B” com 19 pontos e em 10º lugar a ACRUT Zambujalense com 15 pontos e menos um jogo realizado. No 11º lugar está o CRI com 14 pontos e em 12º lugar o Vale Milhaços com 6 pontos e menos um jogo, no 13º lugar está o Charneca de Caparica “B” com 4 pontos e no 14º lugar está o Galitos com apenas 2 pontos.

 

No escalão de juniores, realizou-se um jogo particular com a formação de juvenis do Olimpico do Montijo. O resultado ficou em 4-2 para os pupilos do Montijo, mas o resultado seria o menos importante na opinião do treinador, Sérgio Alegria.

  • O objetivo deste jogo era manter o ritmo dos nossos jogadores, aproveitando a mudança de voltas no campeonato para fazer algumas experiências. Ainda assim, não nos apresentámos com todo o plantel, pelo que tivémos que recorrer a alguns juvenis de primeiro ano para compor a equipa. Foi um bom treino e ficaram anotados alguns pormenores interessantes quer dos juniores quer dos juvenis que subiram ao campo. Esperamos agora realizar uma semana de trabalho muito séria para prepararmos o arranque da segunda volta com um resultado positivo frente ao GD Corroios.”

Está assim terminada a resenha desportiva deste último fim de semana. Vamos à nossa agenda desportiva e cultural para estes próximos dias:

  • No futebol e no escalão de benjamins, a nossa equipa folga no campeonato e só volta a jogar no dia 21 de fevereiro, no campo do Paio Pires.

  • No escalão de infantis, a nossa equipa recebe a formação do 1º de Maio Sarilhense, numa partida que tem o seu início agendado para as 11h de sábado dia 7, já que às 9h30, jogam no nosso campo o Casal do Sapo com o GD Sesimbra a contar para o mesmo campeonato.

  • Ainda no sábado, teremos o arranque da segunda volta do campeonato distrital de juniores da segunda divisão, onde vamos receber o líder do campeonato, o Corroios e onde vamos procurar manter a nossa invencibilidade em casa, já que esta época ainda não perdemos em casa em jogos oficiais neste escalão. O jogo é no próximo dia 7 e começa às 15h.

  • No domingo, joga-se no escalão de juvenis a 19ª jornada e a ACRUT Zambujalense recebe o atual 5º classificado, o Seixal 1925 pelas 10h30.

  • Ainda no domingo e na vertente cultural, os Saltaricos do Castelo, têm às 15h o ensaio técnico para as escolas de samba e grupos na avenida 25 de abril, rua da fortaleza e avenida dos Náufragos.

 

Este foi assim o nosso primeiro passo nesta nova etapa da ACRUT Zambujalense em modo rádio e esperamos que todos os que nos acompanharam tenham ficado não só, agradados com a nossa participação mas também, devidamente informados das nossas atividades.

 

Bem hajam"

 

Texto composto e editado por Sérgio Alegria